COVID-19: Austrália inicia a vacinação contra o Coronavírus


A vacinação na Austrália iniciou neste último domingo (21/02), Jane Malysiak, 85, tornou-se a primeira pessoa na Austrália a receber uma vacina contra Covid-19 em Castle Hill, Sydney. Malysiak, nascida na Polónia, foi levada para a Alemanha quando tinha três anos e mudou-se para a Austrália com a mãe aos 13 anos.



O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison , também recebeu a vacina da Pfizer, fazendo parte do primeiro grupo a ser vacinado no domingo - uma medida que o governo afirma ter como objetivo aumentar a confiança do público na segurança das vacinas acreditando que 60.000 doses sejam administradas até o final da semana.

As vacinas utilizadas neste primeiro período são da Pfizer, porém o órgão regulador médico da Austrália no início desta semana também concedeu aprovação provisória para a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, que deve ser lançada no próximo mês. O ministro da Saúde, Greg Hunt, disse que receberá a vacina AstraZeneca nas próximas semanas .


A Austrália pretende vacinar cerca de quatro milhões de pessoas até o início de março .

Os grupos prioritários na primeira rodada incluem 700.000 trabalhadores da linha de frente no setor de saúde, fiscalização de fronteiras e lares de idosos, junto com os residentes de lares de idosos.


Queensland:

Com mais de 100 funcionários da linha de frente programados para serem vacinados no Gold Coast University Hospital nesta segunda-feira.

A enfermeira Zoe Park, que já atuou na unidade COVID do hospital, foi a primeira pessoa a receber a vacina no estado.

Outros pontos de vacianação: Hospital Princess Alexandra em Brisbane e no extremo norte de Queensland em Cairns.

O primeiro carregamento de 10.000 frascos da vacina em Queensland chegou ontem (21/02) no aeroporto de Brisbane.

O governo de Queensland espera que cerca de 1000 pessoas sejam vacinadas em todo o estado até o final da semana, com uma meta de 125.000 pessoas no início de abril.

Os centros serão estabelecidos em Brisbane, Gold Coast, Sunshine Coast, Townsville e em Cairns.


Gratuidade:

De acordo com a Política de Vacinação COVID-19 da Austrália , a vacinação COVID-19 será gratuita para todos os titulares de visto, excluindo as subclasses de visto 771 (Trânsito), 600 (fluxo turístico), 651 (eVisitor) e 601 (Autoridade de Viagem Eletrônica ) Visto que a maioria dos estudantes internacionais que vivem na Austrália possui uma subclasse 500 (Visto de Estudante), eles serão elegíveis para vacinas gratuitas.



Plano de vacinação:

O governo dividiu a distribuição da vacina em cinco "fases" que definem os diferentes grupos em ordem de prioridade.


Fase 1a (primeira fase): Composta por 678.000 pessoas, inclui trabalhadores de quarentena e fronteira, trabalhadores de saúde da linha de frente e funcionários de cuidados de idosos e deficientes e residentes.



Fase 1b: Espera-se que esta fase cubra 6,1 milhões de pessoas, incluindo qualquer pessoa com mais de 70 anos, outros profissionais de saúde, adultos jovens com uma doença subjacente e trabalhadores de alto risco, como pessoal de serviços de emergência e trabalhadores de processamento de carne. Também inclui aborígenes e habitantes das ilhas do Estreito de Torres com mais de 55 anos.


Fase 2a: Esta fase cobre aborígenes e habitantes das Ilhas do Estreito de Torres com idades entre 18 e 54 anos, juntamente com australianos com mais de 50 anos e outros trabalhadores críticos de alto risco.


Fase 2b: Esta fase cobre o resto da população adulta, e qualquer pessoa das fases anteriores que foi perdida.


Fase 3: A fase final, será para crianças, mas apenas "se recomendado" dada a evidência de que elas não transmitem a doença como os adultos.



Governo Australiano



Locais de vacinação:

As vacinas para a primeira fase estarão disponíveis em 30-50 hospitais, conhecidos como "centros hospitalares" nas áreas metropolitanas e regionais do país.

Os hubs irão gerenciar o "armazenamento da cadeia de frio" da vacina da Pfizer, que deve ser mantida a -70 graus Celsius.

As doses também serão entregues em centros residenciais de cuidados para idosos e deficientes.

Em última análise, o governo está planejando expandir para mais de 1.000 lugares onde as pessoas podem receber uma injeção, que incluirá GPs, clínicas de vacinação e Serviços de Saúde Comunitária Controlada Aborígene.


Vacinas que estarão disponíveis na Austrália:

O Governo Federal firmou quatro contratos distintos para o fornecimento de vacinas COVID-19, que serão entregues assim que cada vacina for comprovadamente segura e eficaz.


Pfizer

[APRPOVADA] O medicamento Pfizer-BioNtech deverá ser a primeira vacina COVID-19 a passar pelo processo de aprovação da Therapeutic Goods Administration (TGA) na Austrália. O Governo Federal garantiu 10 milhões de doses e será o primeiro a ser administrado nas fases iniciais da estratégia australiana de implantação da vacina COVID-19.

AstraZeneca

[APRPOVADA] A vacina AustraZeneca será a vacina mais amplamente disponível na Austrália, uma vez aprovada pela TGA. Será antecipado cerca de 3,8 milhões de doses da vacina AustraZeneca, seguido por 50 milhões de vacinas fabricadas em Melbourne.

Novavax

Após a aprovação, o Novavax está previsto para estar disponível na Austrália no primeiro semestre de 2021, disponibilizando 51 milhões de doses.

COVAX Facility

A Austrália é um dos 188 países que aderiram ao COVAX Facility em um esforço global para fornecer acesso rápido e fácil às vacinas COVID-19. A participação permite que os países comprem as doses à medida que se tornam disponíveis, dando acesso a uma seleção diversificada de vacinas potenciais.


Com essas notícias iniciamos 2021 com grandes esperanças, porém até que a vacinação em massa possa acontecer, precisamos continuar a combater o vírus e impedir a propagação.


Nós da YOOZ estamos ansiosos para recebe-los novamente, e estamos nos nutrindo diariamente de informações e possibilidades para que esse sonho seja realizado com a maior responsabilidade e segurança! Conte com a YOOZ nessa jornada! Estamos esperando por vocês, quando assim for seguro ser feito!


Fonte: ABC News , AUSTRALIAN COVID-19 VACCINATION POLICY, Insider Guides, 9 NEWS


244 visualizações0 comentário