- Yooz Content
PROCURANDO UM LUGAR PRA MORAR NA AUSTRÁLIA
Atualizado: 12 de Out de 2018
Já pensou em decorar o seu cantinho do seu jeito ou receber os amigos sem se preocupar em viver sob as regras de seus flatmates?! Tem bastante gente querendo essa independência na hora de escolher o seu Aussie place, e a Yooz preparou um passo a passo de como você pode alugar um imóvel aqui na Austrália!
STEP 1 – A BUSCA
O primeiro passo é entrar em sites e aplicativos de imobiliárias e aplicar para as casas e apartamentos. Faça um filtro com a localização, preço, número de cômodos, mobílias e etc.

Os principais sites e aplicativos de busca para você começar sua pesquisa são:
www.gumtree.com.au/s-flatshare-houseshare
STEP 2 - INSPECTION
Depois de avaliar com cuidado preços e opções de moradia, é claro que você vai querer conhecer os imóveis. O sistema aqui é bastante prático, você marca a inspection (visita para conhecer o imóvel) que fica disponível no próprio site ou app. A visitação é aberta para outras pessoas que também têm interesse no imóvel e geralmente conta com a presença de um real estate agent (agente da imobiliária).

STEP 3 - APLICATION FORM
Achou o imóvel a sua cara? Ainda no momento da visita você precisa pegar um documento chamado aplication form que vai te dar detalhes do que você precisa para aplicar para essa vaga – desde os documentos até a parte financeira.

STEP 4 – DOCUMENTAÇÃO
A lista de documentos necessários para a aplicação de um imóvel não varia tanto. Normalmente, os documentos são os mesmos. Pode mudar uma coisinha ali outra aqui, mas já existe um padrão para a maioria deles.

PaySlip: a imobiliária vai querer saber de onde vem a sua renda para pagar o aluguel. O PaySlip nada mais é que o bom e velho holerite. Lá estará especificado quanto você trabalha e quanto você ganha por hora. Quem não tem o PaySlip pode pegar uma declaração do chefe alegando o quanto ele paga e que você está empregado.
Suporte financeiro (estudantes que não trabalham): carta do patrocinador dizendo que suporta financeiramente o estudante na Austrália, pode ser a mesma apresentada na entrada do visto.
Visto: Qual tipo de visto e quanto tempo você tem. É bom que você tenha um visto de no mínimo 6 meses para aumentar as chances da sua aplicação ser aprovada.
Cartão de crédito/contas no seu nome: um cartão de crédito no seu nome e um comprovante de conta aqui (pode ser de celular) te dão ainda mais vantagens no momento do proprietário te escolher para o contrato.
STEP 5 - SISTEMA DE PONTUAÇÃO
A Austrália trabalha com o sistema de pontos, ou seja, quanto mais comprovantes você apresentar e provar que tem uma vida estável aqui, mais chances você tem de conseguir a casa.

Por exemplo:
– Carta do empregador: 10 pontos
– Passaporte: 20 pontos
– Visto por mais de 6 meses: 7 pontos
– Contas no seu nome: 6 pontos
Você vai concorrer com australianos, e por isso quanto mais pontos você tiver, mais credibilidade você terá.
STEP 6 - TORCER
Documentos entregues agora é só torcer para que sua aplicação seja aprovada! A imobiliária entrará em contato em até uma semana se você for o escolhido.

STEP 7 - ATENÇÃO
É importante lembrar que ter um contrato de imóvel no seu nome é sinônimo de muita responsabilidade e não quer dizer que você não vai mais ter que seguir algumas regras. A responsabilidade aumenta e demanda paciência e disciplina. As regras vão desde o momento de organizar os documentos ao aplicar o imóvel até na hora de devolver a casa ou apartamento para o proprietário em perfeito estado.

Você pode levar um tempo até conseguir um contrato no seu nome, mas se você tiver paciência e procurar com certeza vai achar um lugar que é a sua cara!
Há quem prefira também não ter tanto trabalho e opte por alugar um quarto.
A melhor forma de procurar um quarto é através das comunidades de Brasileiros no Facebook (cada cidade tem a sua) e no site: http://www.flatmates.com.au/
Boa sorte! 🙂
#ProcurandoUmLugarNaAustralia #YoozTips #DicasDaYooz #YoozStudy