- Yooz Content
OS 4 MITOS DO INTERCÂMBIO
A lista de questionamentos e dúvidas pra quem planeja fazer um intercâmbio é interminável: Para onde ir, quanto tempo ficar, quanto dinheiro levar entre tantos outros. No entanto, muitos desses questionamentos não passam de mitos, isso mesmo MITOS!! Por isso a #YoozStudy selecionou neste post 4 dos principais mitos sobre fazer intercâmbio. Afinal, quanto mais segurança e certezas houver no seu processo, melhor para o seu aprendizado!
1. Fazer intercâmbio é muito caro

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer intercâmbio não é um absurdo de caro se compararmos com os valores das mensalidades de muitas escolas e universidades particulares Brasileiras. Há preços acessíveis em vários países e no caso da Austrália, é permitido trabalhar meio período e dessa forma ajudar nos custos da viagem.
Com um planejamento prévio e buscando por promoções na compra das passagens aéreas é possível economizar bastante e fazer um curso intensivo no idioma ou um curso profissionalizante com valores compatíveis aos praticados no Brasil.
2. Intercâmbio é apenas para jovens

Quem disse que intercâmbio é apenas para jovens está completamente enganado. Os intercâmbios estão abertos para pessoas de todas as idades. Apesar da grande maioria de intercambistas ainda ser jovens de 15 a 28 anos, a taxa de participação dos mais velhos vem aumentando. Atualmente, muitos adultos e até mesmo idosos aposentados estão buscando experiências em outros países.
3. É impossível aprender e se divertir ao mesmo tempo

Faz parte do processo de aprendizado no intercâmbio conhecer novas pessoas, aprender sobre a cultura local e interagir em eventos sociais. A sociabilização é importantíssima na prática do idioma escolhido e contribui e muito para aumentar a fluência no idioma. Planeje o seu tempo, reserve algumas horas para sair com amigos de outras nacionalidades, explore a sua cidade e a programação local.
4. É preciso ter domínio do idioma

Apesar das dificuldades serem maiores, muita gente aterrissa em outro país sem ter fluência alguma no idioma e isso não é nenhum empecilho. Vale a pena sim ter uma base antes de fazer o intercâmbio, mas chegar falando fluentemente não é uma regra, pelo contrário, fazer intercâmbio é uma maneira de aprimorar o idioma escolhido. Além disso, nos primeiros dias você pode se virar por meio de mímicas e até mesmo usando aplicativos como google tradutor. Não tenha vergonha e vá em frente!