• milla59

COVID-19: Estudantes internacionais chegam à Austrália pela primeira vez após o Coronavírus

Atualizado: 30 de Nov de 2020

Os primeiros estudantes internacionais a chegarem à Austrália desde o início da pandemia COVID-19 pousaram nesta segunda-feira em Darwin.

O grupo de 63 estudantes voou para Darwin via Aeroporto Changi de Cingapura de cinco países. ( ABC News: Felicity James )

Estudantes da China, Hong Kong, Japão, Vietnã e Indonésia chegaram ao Aeroporto Internacional de Darwin em um vôo fretado da SilkAir de Cingapura como parte de um programa piloto para retornar estudantes internacionais à Austrália.

A Charles Darwin University é a primeira universidade australiana a receber de volta estudantes internacionais.

Os 63 alunos que desembarcaram nesta manhã foram transferidos diretamente para o Howard Springs Quarantine Facility, a leste de Darwin, para 14 dias de quarentena, informou a ABC . Realizaram um teste de cotonete COVID-19 e enviaram os resultados para a Charles Darwin University 72 horas antes do voo.

Todos os alunos tiveram que usar máscaras faciais ou outro equipamento de proteção individual durante o voo.

O vôo marca a primeira vez que estudantes internacionais entram na Austrália desde 20 de março. ( ABC News: Felicity James )

Esta iniciativa faz parte de um acordo firmado entre o Território do Norte e o Governo Federal da Austrália. A iniciativa dá inicio ao Programa que tem como objetivo, constatar se o retorno de estudantes internacionais em nível nacional poderia ser administrado de forma segura antes do final da pandemia.


O Programa:

O Programa Piloto foi criado para testar a chegada de 350 alunos, que já estavam matriculados antes da pandemia para as Universidades: A Australian National University e a University of Canberra, na capital do país, ainda este ano.

Em paralelo há outro programa semelhante também em andamento para a recepção de mais 800 estudantes que desejam vir para o sul da Austrália.

O programa tem como alvo os alunos que já deveriam ter voltado para os estudos antes do fechamento das fronteiras da Austrália e que estão cursando o ensino superior e cursos VET na Charles Darwin University.

O Programa Piloto, se executado com sucesso em outubro, está programado para ser o primeiro programa piloto do país a iniciar a longa tarefa de trazer centenas de milhares de estudantes internacionais de volta à Austrália.


O ministro do Comércio, Simon Birmingham, disse ao SBS News que o plano de quarentena de 14 dias garantiria que a educação internacional pudesse começar a ser retomada com segurança.

Para os estudantes internacionais que desejam começar seus estudos na Austrália, esta é uma boa notícia. Mas, no momento, isso não significa que as fronteiras da Austrália estão totalmente abertas, nem define oficialmente um cronograma para quando isso pode acontecer. Mas uma iniciativa que testa a retomada do setor, demonstrando preocupação e a urgência da situação.

O primeiro-ministro Scott Morrison disse que o ACT tinha uma das propostas mais bem pensadas para começar a receber estudantes internacionais de volta.


Com uma forte dependência de estudantes internacionais em tantas universidades australianas, há um forte desejo de provar que os alunos podem ser devolvidos com segurança do exterior, e em números muito maiores do que as poucas centenas iniciais.


“A educação internacional é uma grande fonte de exportação para a Austrália - mas também é fundamental para a maneira como construímos laços culturais mais fortes com países, particularmente em nossa região”, disse ele.
"É por isso que estamos tão ansiosos para ver os alunos, muitos dos quais estão no meio de seus estudos, definitivamente capazes de voltar (e) concluir esses estudos."

Dise o ministro do Comércio, Simon Birmingham


O vice-chanceler da UC, Paddy Nixon, disse que o piloto seria importante para todo o setor de ensino superior da Austrália.


“É exatamente disso que se trata o piloto, está estabelecendo toda a viabilidade, todos os custos, todos os protocolos que irão com ele”, disse o professor Nixon à AAP.


Apesar de ser uma excelente noticia, ainda não há uma data exata para quando a Austrália abrirá suas fronteiras de uma maneira geral. O que sabemos é que a Austrália tem feito todos os esforços para conter e deixar o terreno apropriado para que isso seja feito com segurança assim que possível, e está comprometida com a segurança e economia.


Nós da YOOZ estamos ansiosos para recebe-los novamente, e estamos nos nutrindo diariamente de informações e possibilidades para que esse sonho seja realizado com a maior responsabilidade e segurança! Conte com a YOOZ nessa jornada! Estamos esperando por vocês, quando assim for seguro ser feito!


Leia também: COVID-19: ❗️FRONTEIRAS UPDATE


Fonte: SBS News, ABC News, The Pie News, Insider Guides, Australia Gov

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Byron Bay
5a/14 Middleton Street,
Byron Bay NSW 2481

HORÁRIO
Segunda - Sexta
09.00 AM - 05.00 PM

  • Instagram Yooz Study
  • Facebook Yooz Study
  • Twitter
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube
  • Pinterest